Clinica

Avaliação Psicológica


Também chamada de Psicodiagnóstico, trata-se de uma prática exclusiva do psicólogo, que pretende investigar uma queixa e compreender a dinâmica psíquica correspondente. A partir daí é possível indicar o tipo de terapia adequado, que nem sempre é a Psicoterapia. O Psicodiagnóstico abrange a aferição de dificuldades da ordem da aprendizagem e/ou neurológica. Nesse caso, o cliente é encaminhado para o profissional específico. Utiliza-se testes psicológicos, observação e sessões de livre interação, buscando uma compreensão global do ser humano. O Psicodiagnóstico se aplica a crianças, adultos e adolescentes, desde que haja queixa ou indicação verificada pelo psicólogo.


Para Adultos

Psicoterapia Para Adolescentes


A adolescência é uma fase  muito importante de transição, entre a infância e a vida adulta, que resulta em mudanças nas habilidades emocionais, físicas, cognitivas e sociais que refletem no comportamento do jovem. Nosso papel é identificar o “problema” , (diagnóstico) e direcionar, da melhor maneira possível, a intervenção correta direcionada para cada tipo de transtorno, tais como:

Transtornos alimentares

Vícios

Problemas de comportamento

Ansiedade


http://www.clinicapsicologicadabarra.com.br/wp-content/uploads/2015/12/adolesceteterapia.jpg

Para toda Família

Terapia de Família


A terapia familiar tem o objetivo de auxiliar a família a conquistar ou refazer relações harmoniosas e saudáveis entre os membros. É indicada sempre que se localiza na dinâmica familiar uma fonte de sofrimento psíquico para um ou mais membros. Em alguns casos, a terapia de família é realizada como consequência de dificuldades atravessadas por um dos familiares. A dependência química de um filho, por exemplo, pode levar a família à terapia para se reorganizar e lidar melhor com o caso. Trata-se de uma técnica que pode prevenir ou tratar sintomas que sejam decorrentes ou associados à disfunção relacional familiar.

Psicopedagogia


O Psicopedagogo atua investigando e promovendo possibilidades de mudanças nos processos cognitivos, emocionais e pedagógicos que porventura possam  dificultar o dia a dia de crianças, adolescentes e adultos. O Atendimento Psicopedagógico ajuda a estabelecer uma relação positiva com a aprendizagem, construindo, assim, maior autonomia na sua rotina diária e na escola.


Para Uma Vida Melhor

Avaliação Neuropsicológica


A Avaliação Neuropsicológica consiste em uma investigação das funções cognitivas, motoras, sociais e emocionais, com o objetivo de identificar algum comprometimento funcional neurológico, assim como as áreas preservadas. A avaliação é realizada de forma minuciosa a partir de uma bateria de testes padronizados. Este processo auxilia o diagnóstico médico e indica tipos de intervenção adequados para um plano de reabilitação. Aplica-se em crianças, adolescentes e adultos de todas as idades.

Psicoterapia


É um tratamento orientado por psicólogos que visa melhorar a qualidade de vida no que diz respeito aos aspectos emocionais e comportamentais. O Profissional usa técnicas diversas, de acordo com sua formação teórica. A psicoterapia muitas vezes é fruto de encaminhamento médico, mas é indicada para qualquer pessoa que busca autoconhecimento e bem-estar emocional. A psicoterapia infantil é realizada através de material lúdico, com técnicas específicas.


Para o Casal

Terapia de Casal


A terapia de casal busca compreender e intervir na dinâmica do casal. Tem como função básica aprimorar a comunicação entre os cônjuges, identificando  pontos que dificultam o relacionamento, aplicando novas ações para o reposicionamento de cada um no relacionamento a dois. O foco central é a relação, com objetivo de proporcionar bem-estar emocional e o bem-estar da convivência.